Clique nas imagens para ampliar
A instalação de tubulação de água fria pode ser recebida por duas formas: através da rede pública de abastecimento ou do sistema privado, quando não estiver disponível o sistema abastecimento público. Quando a instalação de tubulação de água fria for abastecida pela rede pública, o acesso de água no prédio será feito por meio da ramificação predial, que é fornecido pela distribuidora pública e responsável pelo abastecimento da água, e interliga a rede pública de distribuição de água à instalação predial.
PRECAUÇÕES DURANTE A INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO DE ÁGUA FRIA
O projetista deve antes consultar previamente a concessionária para obter informações sobre as características da oferta de água no local de execução da obra para que o fornecimento de água seja solicitado.
Para a instalação de tubulação de água fria, é necessário ter informações sobre as eventuais limitações do escoamento, das características da água, da constância de abastecimento, do regime de variação de pressões e outras informações. O conjunto de instalação de tubulação de água fria é formado por equipamentos, reservatórios e dispositivos destinados à distribuição dos aparelhos e pontos de uso da água do prédio em quantidade satisfatória, o que mantêm a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento.
A instalação de tubulação de água fria precisa ser separada de outras instalações que transportam água não potável, a exemplo das instalações de água para reuso ou de qualidade insatisfatória ou questionável. Os elementos da instalação de tubulação de água fria não podem contaminar a água por meio de metais pesados ou transmitir substâncias tóxicas.
A norma que fixa as exigências e recomendações relativas a projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria é a NBR 5626, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com a norma, a instalação de tubulação de água fria deve ser projetada de modo que, durante a vida útil da edificação que a contém, atenda aos seguintes requisitos:
- Preservar a potabilidade da água;
- Garantir o fornecimento de água continuamente e em quantidade adequada, com velocidades e pressões compatíveis com o funcionamento dos aparelhos sanitários e peças de utilização;
- Promover economia de água e energia;
- Possibilitar reparos de fácil manipulação e economicamente viáveis;
- Evitar níveis de ruído descabidos ao ambiente;
- Possibilitar conforto aos usuários, oferecendo peças de utilização localizadas de fácil operação e localização, com escoamento satisfatório e que atenda às necessidades do usuário.
EXPERIENTE EM SOLUÇÕES PARA OBRAS INDUSTRIAIS
Presente no ramo industrial desde 1999, a Aenge Engenharia realiza instalação industrial e montagem de painéis a preços competitivos, e o cliente pode contar com todo o suporte da equipe técnica, além de realizar laudos técnicos seguindo as normas regulamentadoras vigentes no país.
Para saber mais sobre Instalação de tubulação de água fria
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!