Clique nas imagens para ampliar
A instalação de tubulação de água quente é composta por tubulação própria para essa finalidade, resistente à altas temperaturas. Para a instalação de tubulação de água quente é necessário instalar um tubo com registro de gaveta que serve para fechar o ramal no momento da manutenção do aquecedor. A partir desse processo, a tubulação que segue para alimentar o aquecedor elétrico e de acumulação, deve ser de material apropriado para água quente. Deve-se escolher bem o local de montagem do aquecedor, visto que não pode ficar distante dos pontos de consumo.
APLICAÇÕES E VANTAGENS DA INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO DE ÁGUA QUENTE
A instalação de tubulação de água quente pode ser aplicada em residências, edificações familiares e comerciais. É utilizada para torneiras, chuveiros, duchas, banheiras, etc.
A rede de distribuição de água quente pode ser feita colocando-se o aquecedor na laje do forro, próximo à caixa d’água. Do aquecedor sai o ramal para o local destinado com o registro.
A instalação de tubulação de água quente era feita com tubos e conexões de cobre. Atualmente, pode ser montada com tubos e conexões de CPVC ou PPR.
Os tubos de CPVC apresentam material de plástico resistente à altas temperaturas e são fornecidos em diâmetros de 15, 22 e 28 mm. Possuem 3 m de comprimento, são leves e de fácil transporte. Os tubos de PPR podem operar com temperatura em até 80ºC e são projetados para durar, em média, por 50 anos. Apresentam enorme praticidade de instalação e não possuem roscas, anéis de borracha ou adesivo plástico. A conexão do PPR é feita pelo processo de termofusão, no qual o tubo e a conexão são aquecidos e se fundem numa tubulação contínua. Essa união é feita através do termofusor em uma temperatura de, aproximadamente, 260°C.
Para realizar a emenda do material plástico para o metal, existem conexões específicas, desenvolvidas com uma bucha interna de latão. Por exemplo, na ligação com o chuveiro, é utilizada uma junta do tipo rosqueável. Nos demais tipos de juntas utiliza-se a soldagem a frio com adesivo próprio, como nas tubulações de água fria.
Outra boa vantagem dos tubos CPVC é que dispensam o isolante térmico. O tubo metálico necessita ser envolvido com lã de vidro ou massa de vermiculita, para que não ocorra o resfriamento da água. Os CPVC apresentam perda mínima de calor.
AENGE – A MELHOR EM INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO DE ÁGUA QUENTE
A empresa Aenge é uma prestadora de serviços especializada em montagens e instalações industriais com alta qualidade. Atende em todo o estado de São Paulo e seu público-alvo se concentra nas indústrias em geral, empresas de engenharia e construção.
Entre seus variados serviços, pode-se encontrar diversos tipos de instalações (instalação de sistemas de iluminação, instalações pneumáticas, hidráulicas, sistemas de combate a incêndio, a já citada anteriormente instalação de tubulação de água quente, etc.), montagem de painéis (painéis de comando, painéis de controle, banco de capacitores, painéis de distribuição, etc.), sistema de combate a incêndio e manutenção preventiva e corretiva.
Apresenta todos os serviços garantidos com CREA / ART, além de atendimento e projetos personalizados.
Para saber mais sobre Instalação de tubulação de água quente
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!