Clique nas imagens para ampliar
O gás de combustão é um processo de oxidação em que a energia contida no combustível é liberada, produzindo calor. O gás é composto principalmente por moléculas que contêm carbono e hidrogênio, que necessitam de oxigênio para a combustão.
A combustão do gás pode se desenvolver de forma ideal, nesse caso, como uma combustão completa. Caso isso não ocorra, é chamado de combustão incompleta e constitui um grave risco para a vida, pois gera o monóxido de carbono (CO).
CARACTERÍSTICAS E MATERIAIS DA INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO A GÁS
Existem vários tipos de materiais normatizados para a instalação de tubulação a gás. Os materiais mais utilizados são:
- Tubos de aço carbono;
- Tubos de cobre;
- Tubo de alumínio+ PEX (multicamada).
Para a instalação de tubulação a gás, é necessário que seja feita de acordo com o ambiente onde será usado e seja tomada a devida precaução a fim de evitar que ocorram graves acidentes. Para isso, é necessário verificar as características dos materiais que garantem a segurança durante a instalação. Os tubos de aço galvanizado são tubos de aço que devem ser utilizados acima do solo, devido a facilidade de corrosão por oxidação. Tubos de aço e tubos de cobre são os materiais mais comuns usados no interior das edificações. Já os tubos de cobre: são usados em sistemas de gás e devem seguir a NBR 13206 da ABNT. Os tubos de alumínio + Pex são materiais mais fáceis de trabalhar por serem flexíveis.
COMPONENTES DA INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO A GÁS
As linhas de gás para uso doméstico, comercial e industrial são de 1/2 polegada a 4 polegadas, dependendo dos equipamentos instalados na rede. É importante, antes definir o tipo de material, que seja definida a potência dos equipamentos de consumo e a previsão de futuras ampliações. Os elementos da instalação de tubulação a gás são constituídos por:
- Central de gás: área que acomoda os recipientes transportáveis ou estacionário(s) e acessórios para o armazenamento de gases combustíveis para consumo na própria rede de distribuição interna;
- Medidor: equipamento destinado à medição do consumo de gás na instalação de tubulação a gás;
- Aparelho de segurança: tem a função de proteger a instalação de tubulação a gás, a rede de distribuição interna e os equipamentos ou utensílios a gás;
- Prumada: instalação de tubulação a gás vertical, parte integrante da rede de distribuição interna, que tem a função de conduzir o gás para um ou mais andares;
- Regulador de pressão: dispositivo destinado a reduzir a pressão na instalação de tubulação a gás;
- Registro de corte geral: é a chave destinada a interromper o fluxo de gás na instalação de tubulação a gás.
ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES INDUSTRIAIS
A Aenge tem, em seu quadro de colaboradores, profissionais altamente capacitados e engajados em levar o que há de melhor em tecnologia para industrias a fim de garantir qualidade e segurança nas obras. Fundada em 1999, a empresa realiza seus trabalhos no estado de São Paulo e conta com projetos personalizados, de acordo com cada necessidade do cliente, e laudos técnicos que seguem as normas das agências reguladoras do país.
Para saber mais sobre Instalação de tubulação a gás
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!