Clique nas imagens para ampliar
As instalações hidráulicas e pneumáticas abrangem vários tipos de redes, como redes de abastecimento, distribuição, resfriamento e aquecimentos. Além desses, também são incluídas as tubulações de gás, de óleo, de vapor, entre outros. É comum o uso de materiais como o cobre, aço galvanizado, ferro fundido, PVC ou alumínio nas instalações hidráulicas. Devido ao avanço da tecnologia, houve o aparecimento de novos materiais plásticos, como o PEX (polietileno reticulado), o PPR (polipropileno random) e o CPVC (cloreto de polivinila clorado).
INFORMAÇÕES SOBRE AS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PNEUMÁTICAS
Nas instalações hidráulicas e pneumáticas, as tubulações de ar comprimido são as mais utilizadas pela indústria por se tratar de um sistema de tubos que envia o ar comprimido para todos os setores da fábrica onde existam máquinas, equipamentos e, principalmente, ferramentas pneumáticas. Logo, essas instalações têm baixos custos.
É importante ter conhecimento para optar pelos tipos de instalações hidráulicas e pneumáticas adequadamente e saber dimensionar corretamente o fluxo, a pressão e o volume a ser transportado, de tal forma que tenha um bom desempenho de todo o sistema para evitar gastos desnecessários com energia elétrica, manutenções e desperdícios com vazamentos.
As instalações hidráulicas e pneumáticas são métodos simples de transporte de líquidos, gás e ar comprimido. O transporte é feito por longos trechos, o que facilita a distribuição alimentada por uma central e, dessa forma, é possível abastecer muitos pontos de consumo simultaneamente.
As instalações hidráulicas e pneumáticas podem servir também como espaços para armazenamento dentro das próprias tubulações, sendo maior o volume de armazenamento quando forem maior o diâmetro e o comprimento das tubulações. O fator consumo deve ser bem estudado para cada caso, considerando os fatores volume, vazão e pressão.
Todas as instalações hidráulicas e pneumáticas requerem manutenção contínua e é importante escolher corretamente os locais onde os equipamentos serão instalados dentro da planta.
As Casas de Bombas ou Casas de Máquinas são locais abrigados e protegidos da ação do tempo e posicionados estrategicamente para facilitar a distribuição das tubulações, bem como facilitar a manutenção dos equipamentos. É imprescindível avaliar o acesso fácil de veículos como carros oficina ou guinchos para a remoção de equipamentos pesados, como bombas, compressores, entre outros.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE QUALIDADE
A Aenge Engenharia Industrial realiza instalações industriais e conta com materiais que podem ser empregados com segurança conforme cada caso apresentado. A empresa propõe projetos personalizados de acordo com a construção que será desenvolvida, além de oferecer laudos técnicos de segurança, conforme as normas das agências reguladoras.
Com profissionais capacitados para cada segmento da indústria, a Aenge possui as melhores tecnologias desenvolvidas do mercado para atender seus clientes em todas as etapas da obra com soluções eficientes.
Para saber mais sobre Instalações hidráulicas e pneumáticas
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!