Clique nas imagens para ampliar
Nas instalações de tubulações industriais, é empregada uma grande gama de materiais que são utilizados para a fabricação de tubos. Por exemplo, são utilizados os seguintes materiais para instalações de tubulações industriais:
- Ferrosos: aço-carbono, aço-liga, aço inoxidáveis, ferro fundido, ferro forjado, tubos metálicos, ferros ligados e ferro modular;
- Não ferrosos: cobre, latões, cuproníquel, alumínio, níquel e ligas metálicas Monel, chumbo, titânio e zircônio;
- Não metálicos: polietileno, cloreto de polivinil (PVC), cerâmica, acrílicos, fenbucos, acetato de celulose, porcelana, epóxi, poliésteres, cimento-amianto, concreto armado, barro vibrado, borrachas e vidro.
QUALIDADES DAS INSTALAÇÕES DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
Nas instalações de tubulações industriais, é necessário que seja feita a escolha adequada do material para toda e qualquer aplicação. Por ser complexo, a solução depende de vários fatores, como a pressão e a temperatura de trabalho do fluido a ser transportado, sendo que os aspectos de corrosão e contaminação também devem ser levados em conta. Nas instalações de tubulações industriais, é preciso que sejam considerados também os aspectos de custo, do grau de segurança necessário, das sobrecargas e, em certos casos, da resistência ao escoamento ou perdas de carga.
Devido ao seu baixo custo, excelentes qualidades mecânicas e facilidade de solda e de estrutura, o aço-carbono é um material usado em geral nas tubulações industriais, ou seja, o aço-carbono só são é usado quando há alguma circunstância especial que veta o uso.
MATERIAL EMPREGADO EM INSTALAÇÕES DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
A ASTM-A-53 especifica tubos de aço-carbono de qualidade considerada média. Já a ASTM-A-106 especifica tubos sem costura com dimensões de 1/8" a 24" de diâmetro nominal, considerados de alta qualidade.
A norma ANSI.B.31.3 permite, nas instalações de tubulações industriais, somente o emprego desses tubos para os fluidos denominados "categoria D1”, que inclui fluidos com características não inflamáveis e não tóxicos, em pressões que vão até 10 kg/cm2 e em temperaturas em até, no máximo, 180°C.
A API-SL – especificação do "American Petroleum Institute” para tubos de aço carbono de qualidade média, abrange tubos de 1/8" a 64" de diâmetro nominal, preto, com ou sem costura. O grau de material e as condições de composição química e propriedades mecânicas se assemelham aos da especificação ASTMA-53.
PROJETOS EFICIENTES PARA OBRAS INDUSTRIAIS
A Aenge Engenharia fornece serviços de instalações de tubulações industriais, e é devidamente registrada no CREA, além de todas as suas obras serem garantidas com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A empresa realiza consultoria em obras, além de entregar projetos personalizados de acordo com a necessidade do cliente, superando suas expectativas e levando inovação e parceria em cada detalhe da obra.
Para saber mais sobre Instalações de tubulações industriais
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!