Clique nas imagens para ampliar
Empresas que operam com cargas indutivas precisam fazer o controle do fator de potência para que não paguem multas às concessionárias de energia elétrica. Para fazer o controle do fator de potência, é necessária a montagem de banco de capacitores.
CARACTERÍSTICAS DA MONTAGEM DE BANCO DE CAPACITADORES
Existem diferenças físicas e técnicas nas formas de montagem de bancos de capacitores para os três tipos comumente usados, sendo eles:
- Banco fixo;
- Banco semi-automático;
- Banco automático.
Cada tipo de montagem de banco de capacitores tem suas particularidades e atendem a tipos diferentes de necessidades. Conforme aumenta a complexidade na montagem de bancos de capacitores, também é aumentado o espaço físico necessário para abrigar todos os equipamentos de controle, proteção e operação. Dessa forma, as caixas dos painéis que abrigam esses equipamentos podem ser de diversos tamanhos.
FORMAS DE MONTAGEM DE BANCO DE CAPACITADORES
Para a montagem de banco de capacitores do tipo fixo, é preciso apenas dos dispositivos de proteção, como fusíveis ou disjuntores, e das unidades capacitivas. Assim, a caixa do painel será de pequeno porte.
Para a montagem de banco de capacitores do tipo semi-automático, além dos dispositivos de proteção e das unidades capacitivas, é necessário um programador horário e contadores para comando dos capacitores. Nesse caso, as caixas dos painéis serão maiores que as caixas usadas nos bancos do tipo fixo.
Já para montagem de banco de capacitores do tipo automático, além dos elementos citados acima, é preciso um controlador automático de fator de potência para o comando dos capacitores, além de transformadores de corrente. O uso do controlado automático elimina a necessidade do programador horário. Nesse caso, as caixas dos painéis serão ainda maiores que as caixas usadas nos dois modelos de bancos anteriores.
Se a tensão de entrada do quadro for maior que 220V, deve-se utilizar transformadores de potência para a alimentação do controlador, que normalmente fica na porta do quadro. O controlador de fator de potência pode ser do tipo monofásico ou trifásico e a diferença entre esses tipos é a forma como eles analisam a energia para fazer a correção do fator de potência.
O controlador monofásico analisa apenas uma das fases de entrada e, através dessa variação, ele faz a correção do sistema. Já o controlador do tipo trifásico proporciona uma correção mais limpa, pois ele examina a variação das três fases de entrada. Para fazer o controle do fator de potência, é necessário fazer a montagem de banco de capacitores.
SOLUÇÕES EM ENGENHARIA INDUSTRIAL
A Aenge Engenharia Industrial trabalha com montagem de banco de capacitores e utiliza somente produtos de primeira linha, o que garante a qualidade final de seus serviços e aumenta a satisfação dos clientes.
A empresa realiza seu trabalho no estado de São Paulo e oferece soluções no ramo industrial desde desenvolvimento de projetos até instalações e montagens de painéis.
Para saber mais sobre Montagem de banco de capacitores
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!