Clique nas imagens para ampliar
O projeto de combate a incêndio é extremamente importante para todas as empresas de todos os portes, pois somente com um bom projeto é possível atender às exigências legais e, ao mesmo tempo, às exigências das seguradoras.
O projeto de combate a incêndio deve prever, entre outros fatores, os meios de combate para extinção dos princípios de incêndio, ou seja, deve eliminar os focos de incêndio e evitar que sejam propagados para outras áreas ou setores da empresa. Deve-se prever a compartimentação ou segregação de áreas a fim de evitar que a fumaça se espalhe.
INFORMAÇÕES PARA UM PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO
Com o passar do tempo, foram desenvolvidas tecnologias para prevenir e/ou combater incêndios em diversas situações, sempre com o objetivo de preservar a vida e as atividades das pessoas.
Todo projeto de combate a incêndio deve seguir as normas nacionais e internacionais vigentes, bem como as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros. O projeto de combate a incêndio deve incluir necessariamente os diversos tipos de sistemas de combate a incêndio, conforme as particularidades de cada caso.
Os extintores são importantes para combater os focos de incêndio e evitar que ele seja alastrado. Além disso, são divididos em duas categorias: extintores portáteis e extintores sobre rodas. As seguintes cargas são utilizadas nos extintores: água, espuma, dióxido de carbono, pó químico BC, pó químico ABC e Halogenado.
O projeto de combate a incêndio também deve prever o uso dos sistemas hidráulicos, que são divididos basicamente em dois tipos: hidrantes e sprinklers (chuveiros automáticos).
CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES DO PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO
Em situações onde a água ou algum agente químico possa causar danos aos equipamentos elétricos (por exemplo, em uma sala de CPD), é empregado o sistema fixo local de dióxido de carbono (CO2) para extinção do incêndio.
Os elementos que compõe o projeto de combate a incêndio são:
- Planta de distribuição de extintores;
- Hidrantes e sprinklers;
- Plantas em cortes dos principais componentes do sistema de combate;
- Plantas isométricas;
- Detalhamento geral;
- Memorial descritivo;
- Memória de cálculo.
O hidrante é considerado um sistema fixo e serve para combater o princípio de incêndio pelos brigadistas locais até a chegada do Corpo de Bombeiros. O sistema de combate por sprinklers, também conhecido por sistema de extinção automática por chuveirinhos, consiste em uma rede pressurizada com aspersores (sprinklers), que possuem um bulbo de vidro que se rompe com o aumento de temperatura provocada pelo incêndio, o que permite a saída da água em forma de chuveirada.
EXPERIÊNCIA EM PROJETOS INDUSTRIAIS
A Aenge realiza projetos personalizados de acordo com cada necessidade apresentada pelo cliente, além de prestar suporte de consultoria na execução de cada fase da obra. Com serviços em todo o estado de São Paulo, a empresa se destaca em planejamentos, manutenção preventiva ou corretiva e vistoria para laudos técnicos em indústrias e obras de pequeno, médio ou grande porte.
Para saber mais sobre Projeto de combate a incêndio
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!