Clique nas imagens para ampliar
O projeto de SPDA é um dos projetos mais importantes, necessários e obrigatórios para todas as empresas. Através do projeto de SPDA, é possível definir a necessidade ou não da instalação do próprio SPDA. Diversos fatores influenciam nos estudos para a elaboração do projeto de SPDA e, por isso, é fundamental a importância de se escolher uma empresa séria e comprometida com o fator segurança das instalações e das pessoas.
INFORMAÇÕES PARA OBTER UM EXCELENTE PROJETO DE SPDA
A NBR-5419 – norma que trata da proteção contra descargas atmosféricas – estabelece todos os parâmetros a serem seguidos para a elaboração de um projeto de SPDA eficiente e seguro. Por ter grande importância, a NBR-5419 foi reformulada e atualizada em 2015, visando aumentar o nível de segurança das instalações de SPDA desde o projeto até a instalação final. Na elaboração do projeto de SPDA, são utilizados 3 métodos distintos ou combinados:
- Método Franklin: consiste no uso de um ou mais mastros com captores do tipo Franklin para formar uma área protegida em toda a edificação. O volume protegido depende da altura do para-raios, do ângulo e do nível de proteção necessária. Essas informações são apontadas em tabelas fornecidas pela norma NBR-5419/2015;
- Método da esfera rolante ou Método Eletrogeométrico: consiste em fazer rolar por toda a edificação uma esfera fictícia, com raio definido pelo nível de proteção;
- Método das Malhas ou Gaiola de Faraday: consiste em envolver toda a cobertura da edificação com malhas formadas por cabos ou barras metálicas de cobre ou alumínio. As malhas de captação devem ser interligadas às malhas de aterramento devidamente projetadas para garantir o escoamento das correntes geradas pelos raios. Os espaçamentos entre as malhas e entre as descidas devem ser respeitados conforme nível de proteção estabelecido pela norma.
A Norma NBR-5419/2015 vigente estabelece algumas etapas necessárias para a elaboração do projeto de SPDA, sendo elas:
- Análise e gerenciamento de risco;
- Definição do método de proteção;
- Cálculo das proteções;
- Cálculo da quantidade de descidas necessárias;
- Cálculo da malha de aterramento;
- Definição da equalização dos potencias (barras de equipotencialização);
- Definição das Medidas de Proteção contra Surtos de energia (MPS);
- Cálculo das distâncias de segurança.
O projeto de SPDA deve conter plantas em arquivo eletrônico e impressas, com legendas, detalhes técnicos, Memorial Descritivo, Lista de Materiais e, principalmente, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico devidamente habilitado pelo CREA.
EXPERIÊNCIA NO MERCADO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
Com quase 2 décadas de experiência no mercado de instalação industrial e adequação seguindo as normas de segurança nacional, a Aenge conta com um corpo de colaboradores experientes e capacitados para operar com sistemas da mais alta qualidade no mercado. A empresa pensa na comodidade do cliente e na qualidade oferecida em seus serviços, por isso, trabalha continuamente para superar as expectativas de seus clientes.
Para saber mais sobre Projeto de spda
Ligue para 11 4024-4266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!